terça-feira, 10 de agosto de 2010

A morte do Conde Andeiro

A burguesia, chefiada por Álvaro Pais, e tendo do seu lado o povo de Lisboa, prepara então uma conspiração para matar o Conde Andeiro e escolhe D. João, Mestre de Avis, para executar essa tarefa.
O Mestre de Avis tinha fácil acesso ao Paço da Rainha uma vez que era filho (ilegítimo) do rei D. Pedro.


     "O pajem do mestre de Avis começou a ir a galope em cima do cavalo em que estava, dizendo em altas vozes:
     - Matam o mestre! Matam o mestre nos paços da Rainha. Acorrei ao mestre que o matam.
     As gentes, que isto ouviram, saíram à rua a ver que cousa era (...) e começavam de tomar armas, cada um como melhor podia. (...).
     Unidos num só desejo foram às portas do paço (...).
     De cima não faltava quem dissesse que o mestre era vivo e o conde Andeiro morto. Mas isto não queria nenhum crer, dizendo:
     - Pois se é vivo, mostrai-no-lo e vê-lo-emos!
     Ali se mostrou o mestre a uma grande janela que vinha sobre a rua...
     - Amigos, pacificai-vos! Cá eu estou vivo e são, graças a Deus!

Fernão Lopes, Crónica de D. João I (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário